Não é só porque o ambiente é pequeno que ele não pode ser bem decorado. Muito pelo contrário, uma decoração inteligente e funcional pode dar a impressão do espaço ser bem maior do que de fato é. Se você quer dicas práticas e fáceis de serem aplicadas, continue a leitura, pois hoje vamos falar sobre decoração de ambientes pequenos.
Menos é mais
Essa regra vale para tudo na decoração, mas vamos falar especialmente dos móveis. A primeira dica é você focar somente nos móveis essenciais, aqueles que não podem faltar. Se você já tem móveis, meça-os e tente planejar a disposição deles dentro do ambiente. Se você está começando do zero e não tem nenhum móvel, a melhor dica é você fazer móveis planejados para que você possa aproveitar melhor todos os espaços e poder criar móveis funcionais. Um bom exemplo disso é o guarda roupa com portas de correr, para dar mais espaço para o quarto.
Integração de ambientes
Com a ajuda de um profissional qualificado, analise a possibilidade de integrar ambientes para aumentar o espaço disponível. Locais como cozinha e sala são ótimos para integração e fica ótimo para receber amigos, cozinhar, conversar e se divertir, além de tudo ficar mais arejado.
Outra dica é: se você tem uma sala com sacada, pode colocar vidro com janelas que abrem por inteiro, as chamadas “folhas” na sua sacada e estender a sala, dando mais espaço ao ambiente, sem comprometer a sacada.
Espelhos
Eles certamente serão o seu melhor amigo. Os espelhos de uma parede inteira são ótimas opções de decoração e dão a impressão do ambiente ser maior do que é. Na sala de jantar, ele pode ser colocado perto da mesa e no quarto, você pode usar a porta de entrada do ambiente ou as laterais da cama.
Quando falamos de banheiro, opte por um espelho grande e móveis mais delicados e estreitos. A iluminação também faz toda a diferença.
Poucos objetos decorativos
Sabe quando você entra em um ambiente que tem tantos objetos decorativos que tudo parece estar uma bagunça? Em um ambiente pequeno, isso nunca deve acontecer. Escolha a dedo e de forma inteligente qualquer objeto de decoração, desde um abajur até um vaso de flor. Cuide para não poluir o ambiente.
Cores neutras e claras
Um ambiente muito escuro tende a dar a impressão de que ele é menor do que realmente é. Por isso, em ambientes pequenos, sempre opte por cores neutras e claras. Não só para as paredes, mas para os móveis e objetos também. É claro que você pode ter algum objeto que seja colorido e que chame a atenção, por exemplo, um sofá azul ou amarelo ou uma mesa de centro que seja a estrela do ambiente. Mas não abuse escolhendo cada móvel de uma cor. Escolha um item para ser o que chamará a atenção e mantenha o todo mais discreto.
Gostou das nossas dicas? Agora, para colocar em prática, você precisará de alguns itens que você pode facilmente encontrar na nossa loja onl-ine. Se precisar qualquer auxílio, conte com a ajuda dos nossos vendedores especializados e boas compras.