admin/ Abril 29, 2020/ Clube dos Parceiros, Dicas para Construção

A porta é um item primordial em uma casa, pois promove as divisões entre os cômodos, de modo a separar espaços privados, e, ao contar com uma fechadura, é eficiente para a segurança.

Neste artigo, você descobre tudo que precisa saber para instalar uma porta de madeira.

Como instalar porta de madeira?

Portas de madeira podem combinar com diferentes ambientes e, para instalá-la, é preciso fazer todos os procedimentos corretamente para garantir que não haja nenhum emperramento. Antes de mais nada, é necessário separar os materiais a serem usados.

O primeiro material é a chave de fenda, que deve ser de boa qualidade e estar compatível com as demais ferramentas. Também é preciso de um formão (ou plaina, mas este artigo sugere o formão), para talhar a madeira, um kit de dobradiças — para comprar corretamente, é preciso levar a medida da porta —, martelo, fechadura e parafusos.

Se você ainda não comprou a porta, lembre-se de fazer isso em uma loja especialista para evitar transtornos. O primeiro passo na instalação é colocar a porta de pé, encostada em uma parede. Ela deve estar do tamanho correto ou então precisará ser lixada.Porta Frisada de Madeira Sarrafeada Gigi Padrão Cedro -

O segundo passo é instalar as dobradiças. Geralmente, são necessárias três delas: uma no alto, uma no meio e uma embaixo. Comece instalando a primeira ao pular um espaço de 10 cm, deixe a segunda no meio e a terceira, a do pé da porta, instalada 10 cm de baixo para cima.

A dica é usar uma caneta para instalar e, então, com o formão, talhar um vão pequeno onde a dobradiça será parafusada. A profundidade desse vão deve ser da espessura da dobradiça, deixando-a rente à porta.

O próximo passo é parafusar as dobradiças usando a chave de fenda. A dobradiça precisa ser dobrada de um lado para ser fechada por inteira. Faça isso com todas as dobradiças e marque-as no batente da porta.

Para fazer isso com mais facilidade, é recomendado usar um sarrafo de madeira para apoiar a porta em cima. O sarrafo precisa ser da mesma espessura que foi usado para projetar o vão inferior da porta de madeira.

Então, chega o momento de parafusar as dobradiças no batente da porta. É importante começar pela dobradiça de cima para ter um melhor apoio e depois fazer logo a dobradiça de baixo, para que a porta fique estável. O último passo é parafusar a dobradiça do meio da porta.

Como instalar a fechadura da porta?

Uma porta não consegue cumprir a função de segurança se não tem sua fechadura instalada. Para fazer a instalação, é preciso de mais uma ferramenta: a furadeira. A fechadura deve ser colocada no espaço designado a ela, que geralmente vem de fábrica.

Descubra o tamanho da máquina da fechadura ideal para a sua porta

No local indicado, é preciso pressionar a fechadura e marcar com uma caneta. Depois, com o formão, é necessário fazer um buraco na porta, onde vai ficar a fechadura. O próximo passo é fazer furos para a maçaneta e a chave dos dois lados da porta.

Então, o próximo passo é colocar a fechadura no buraco que fez para ela e, usando a chave de fenda, parafusá-la. Agora, basta instalar a maçaneta e a chave. Pronto!

Somos a Comab, uma empresa que trabalha com materiais para construção. Por meio do nosso site você pode conferir nossos produtos. Dê uma olhada!

Share this Post