admin/ Abril 29, 2020/ Pisos e Decorações

O minimalismo é um estilo de arquitetura e decoração que prega a menor quantidade possível de objetos em um ambiente, e que todos eles sejam funcionais. Como estilo de vida que também é, ensina a viver com pouco, evitando o consumismo desenfreado.

Outro objetivo do minimalismo é criar ambientes que, em vez de oferecer excesso de informações e de estímulos, prioriza exatamente o contrário, ou seja, ambientes mais limpos, amplos e luminosos. Isso relaxa, por exemplo, quem tem o dia a dia corrido fora de casa, contribuindo para sua saúde física, mental e psicológica, e ainda é uma ajuda e tanto para a manutenção da higiene e organização sempre higienizado e organizado.

Quer saber como decorar a sua casa no estilo minimalista? Então, confira as nossas dicas!

Desapego

Em primeiro lugar, é importante você olhar tudo o que possui e entender o que é útil e o que não é. Ao contrário do que muitos pensam, o minimalismo não prega não ter mais nada em casa, mas sim ter apenas aquilo que os moradores utilizam ou que é importante para eles de alguma forma (objetos que despertam apego emocional, por exemplo).

Para isso, é interessante primeiro você e sua família terem consciência de quais coisas são importantes no estilo de vida de vocês, porque isso ajuda a detectar o supérfluo.

Paleta de cores neutras

Estas cores são: branco, preto, cinza, marrom, bege e tons bem claros de azul e verde.

O objetivo da decoração minimalista é criar um ambiente praticamente monocromático, para que, em vez de estimular quem está nele, induza ao relaxamento dos sentidos. Além disso, cores claras aumentam a profundidade aparente do ambiente.

Dicas para usar cores neutras na decoração da sua casa

Por isso, é aconselhável evitar cores como vermelho amarelo, laranja, rosa, roxo etc.

Mas, se quiser quebrar a monocromia, coloque uma cor diferente num detalhe, ou tenha um vaso de planta, cujo verde da folhagem já pode dar esse efeito.

Móveis retilíneos e inteligentes

O design dos móveis adotados para uma decoração minimalista deve ser econômico, sem muitos braços ou curvas, portanto, com linhas retas, harmonizando com o resto do ambiente.

Outro ponto importante aqui é que eles não devem ocupar muito espaço, permitindo a livre circulação dos moradores. Por isso, uma aposta certeira é em móveis inteligentes, que têm mais de uma função, como sofá-cama, mesa de centro que funcione também como baú ou substituir a prateleira por nichos distribuídos por uma parede, que podem guardar variados objetos.

Iluminação

A iluminação considerada mais importante é a luz natural. Assim, opta-se por grandes janelas de vidro para aproveitá-la ao máximo. Espelhos e outros objetos metálicos podem, além de refletir a luz, dar a ilusão de maior profundidade ao ambiente, juntamente com sua cor clara.Iluminação de uma sala minimalista :: Fotos e imagens (com imagens ...

Mas também há preocupação com a luz artificial. A tendência é apostar em vários focos, pendurados em locais ou objetos estratégicos, para destacá-los.

Decoração

Neste estilo, só se usa um ou outro objeto especificamente para decoração, evitando ao máximo o exagero e a superfluidade: o já mencionado espelho, quadros, fotografias, objetos feitos à mão, eletrodomésticos etc. De alguma forma ele deve combinar com o ambiente, seja se harmonizando com a cor predominante ou quebrando-a, ou dialogando com as linhas retilíneas dos móveis, por exemplo.Menos é mais! Saiba tudo sobre decoração minimalista! -

Se quiser visitar nossa loja para ver nossos móveis minimalistas, acesse o site da Comabmateriais.

Share this Post