admin/ Abril 28, 2020/ Sustentabilidade

A caixa d’água é um item primordial nas residências da atualidade. É por meio desse item que os moradores de uma casa conseguem reservar água para o caso de ela faltar. Mas, para manter a boa saúde é necessário limpar a caixa d’água periodicamente.

Confira, neste artigo, com que frequência isso precisa ser feito.

Por que as caixas d’água precisam de limpeza frequente?

Limpeza de caixa d'água no Recreio dos Bandeirantes | Zona Oeste | RJ

A limpeza frequente realizada nas caixas d’água de casas, prédios e condomínios é necessária pelo bem-estar de quem faz uso dessa água. É a mesma água usada para tomar banho, lavar as mãos e cozinhar, portanto, quanto mais limpa estiver a caixa, maior é a confiabilidade da água.

A caixa d’água é o melhor item para guardar o líquido em caso de emergência, mas também é o lugar ideal para o desenvolvimento de doenças e de seres que potencializam doenças. É o caso, por exemplo, do mosquito Aedes aegypti, que transmite diversas doenças.

Quem nunca ouviu falar da dengue, do Chikungunya, do vírus da Zika e da febre amarela? São doenças muitas vezes letais e que são potencializadas por esse mosquito, que, afinal, pode se desenvolver não só em um vaso de plantas, mas também dentro de uma caixa com água parada.

Mas não é apenas isso. Quem não limpa a caixa d’água de forma correta ou na frequência correta também pode atrair mais uma série de problemas desagradáveis para si e para a família com quem mora, visto que a caixa pode ficar com água contaminada.

Um dos graves problemas que podem ser adquiridos com a limpeza precária da caixa d’água são as gastroenterites infecciosas, que são famosas por causar diarreia e vômitos. Esse tipo de doença pode ser causada por vírus, bactérias e parasitas.

Exemplo clássico de doença causada por água contaminada é a cólera, que deixa a pessoa gravemente desidratada e que, se não houver tratamento rápido o bastante, pode levá-la à morte. É uma doença que, embora seja muito rara no Brasil, ainda é preocupante.

Com que frequência é preciso limpar a caixa d’água?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é preciso fazer a limpeza da caixa d’água no mínimo duas vezes por ano, em um espaço médio de 6 meses entre as duas limpezas anuais.

Essa dica serve tanto para caixas d’água residenciais quanto de outros tipos, e é suficiente, quando feita de maneira eficiente e correta, para manter não só a caixa limpa, mas também a água pronta para o consumo.

Para as caixas d’água residenciais, deve ser usado o hipoclorito de sódio (que está presente na água sanitária, facilmente encontrada em mercados), mas em caixas maiores, como as de condomínio ou empresa, também se deve usar uma lavadora de alta pressão e uma bomba submersa.

Nossa empresa é especializada em venda de materiais para construção de diversos tipos. Temos um apreço por cumprir prazos e contamos com produtos com excelente qualidade e ótimo preço.

Gostou? Acesse o nosso site e encontre tudo aquilo que você precisa!

FONTES:

https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/764649/limpeza-nas-caixas-dagua-deve-ser-feita-com-frequencia

http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=142

Share this Post