admin/ Abril 28, 2020/ Dicas para Construção, Pisos e Decorações

Decorar a casa ou apartamento pode ser uma tarefa muito agradável. É o momento em que as pessoas podem ousar e dar ao lar o seu toque pessoal. Isso é possível de diversas maneiras, desde a cor da tinta aplicada nas paredes até a escolha de materiais, revestimentos e acessórios utilizados no acabamento.

Dentre os diversos tipos de acabamentos disponíveis no mercado, um dos mais populares e mais versáteis é o uso de blocos nas paredes. Você com certeza já ouviu falar desse tipo de revestimento: são os famosos bloquinhos de vidros ou tijolinhos à vista, duas formas de dar vida à sua decoração.

Blocos de vidro

Os blocos de vidro são uma ótima opção de revestimento, pois tendem a melhorar a iluminação natural do ambiente. Além de estilosos, trazem leveza ao ambiente e funcionam como excelente opção térmica e acústica, podendo ser usados em qualquer cômodo.

Não se preocupe em usar o tijolo de vidro em substituição ao tijolo de alvenaria normal, pois é equivalente quanto a isolação acústica e térmica.

Tijolo de Vidro: Modelos, Preços e 60 Fotos Inspiradoras!

Os blocos de vidro podem ser usados, ainda, como:

– Divisórias em banheiros;
– Construção de bancadas em cozinhas e áreas gourmet.

Bloco De Vidro Transparente 19 X 19 Cm - R$ 16,99 em Mercado Livre

Ou simplesmente como elemento decorativo quando aplicado em alguns pontos específicos do ambiente como, por exemplo, sobre a bancada da cozinha, funcionando como janela falsa.

A principal vantagem do uso dos bloquinhos de vidro na construção é a sua característica translúcida, que permite a passagem de luz e deixa o ambiente mais iluminado, além de possibilitar economia na conta de energia elétrica.

Em ambientes pequenos, o tijolo de vidro também é capaz de proporcionar amplitude, além de ganhar mais destaque e se tornar ele próprio um objeto decorativo.

Hoje em dia, existem blocos de vidros dos mais variados tamanhos, texturas e cores, inclusive os vazados. Este último garante maior ventilação aos espaços, porém é indicado apenas para áreas cobertas, afinal, ninguém quer uma decoração que deixe a água da chuva entrar, não é mesmo?

Tijolinho à vista

O tijolinho à vista, também conhecido como tijolo aparente, traz ao ambiente diversas leituras decorativas, desde as muito modernas, quando usados na cozinha com um mix de inox, até as mais aconchegantes, quando usados na sala de estar ao lado de móveis de madeira e mantas clássicas.

Parede de tijolinho à vista - 33 opções de uso! (com imagens ...

Eles também podem ser utilizados em áreas externas, dando charme e estilo às fachadas residenciais.

A forma escolhida para assentar o tijolo também impactará diretamente no estilo da decoração. Eles podem, por exemplo, ser aplicados com argamassa aparente ou não, e dispostos de maneira simétrica ou não.

Existem três principais formas de colocação e rejunte para os tijolinhos à vista:

– Junta cheia: é o preenchimento completo entre um tijolinho e outro, quando tanto tijolo quanto argamassa ficam no mesmo nível;
– Junta frisada: quando a argamassa não preenche totalmente o espaço entre os tijolos. Neste caso, os tijolinhos ficam mais salientes e a parede fica com aspecto desnivelado;
– Junta seca: quando a argamassa não aparece, fica invisível aos olhos. A argamassa é aplicada na parte de trás do tijolo. Neste caso, fica a impressão de que os tijolos foram apenas encaixados.

Em relação ao acabamento da parede de tijolinhos à vista, existem quatro formas principais:

– Tradicional: mantém a aparência natural do tijolo;
– Patinado: aplicação de uma camada leve de tinta sobre o tijolo, sem cobrir perfeitamente a superfície. Esse estilo também é conhecido com Caiado;
– Demolição: neste caso, são utilizados tijolos encontrados em demolições de casas ou fábricas antigas, conferindo aspecto rústico ao acabamento. Existem até mesmo marcas que fazem réplicas de tijolos de demolição;
– Branco/pintado: quando a parede de tijolos recebe uma camada de tinta branca. Essa forma mantém o rústico do tijolo, mas com um ar mais contemporâneo e com acabamento mais sofisticado.

AkiLar - Inspirações - Prós e contras de uma Casa de tijolo à vista

Agora que você conhece mais sobre os tijolinhos à vista e bloquinhos de vidro, já parou para pensar qual será o acabamento da sua casa ou apartamento?

Visite nossa loja e saiba mais:

Share this Post