admin/ Abril 16, 2020/ Pisos e Decorações

Tanto na hora de construir uma casa como reformar algum cômodo, são os detalhes que proporcionam conforto, durabilidade e economia. Por isso, vale a pena investir em bons materiais e selecionar aqueles que atendem às necessidades de forma conjunta.

Hoje, vamos abordar sobre os tipos de vasos sanitários.

Você já deve ter percebido que as casas brasileiras apresentam o mesmo modelo dos vasos ocidentais, que são aqueles em que a pessoa fica sentada. Em países como o Japão e a China, por exemplo, existem vasos acoplados ao chão, em que a pessoa fica de cócoras.

No Brasil, no entanto, esse modelo é bem raro. As diferenças de vasos sanitários, portanto, dizem respeito às dimensões e ao sistema de descarga.

Vasos sanitários e os sistemas de descarga

  • Vaso sanitário convencional

    Esse é um dos modelos mais comuns nas casas e apartamentos. O sistema de descarga é instalado na parede e a água vem direto da caixa d’água para o vaso.

    Uma das principais vantagens é a alta pressão na hora da descarga, mas o sistema perde pontos no quesito economia de água e manutenção de problemas.

    Dependendo do tipo, o gasto pode chegar a 20 litros de água a cada acionamento. A boa notícia é que existem no mercado regulagens para diminuir a quantidade de água.

    Banheiro Com Vaso Suspenso - Foto de Banheiro | Leroy Merlin

 

  • Vaso sanitário com caixa acoplada

    É o vaso sanitário que apresenta aquela caixa de cerâmica em cima. Além da estética agradável, o modelo diminui o consumo de água.

    Há, também, caixas de descarga com acionamento duplo, em que é possível escolher meia descarga ou descarga cheia, conforme as suas necessidades.

    Se você procura economia e praticidade, esse modelo é uma boa opção. Fique atento, porém, à pressão da água, que costuma ser menor.Vaso Sanitário com Caixa Acoplada Pettra Âmbar Branco - Vaso ...

  • Vaso sanitário com caixa elevada

    Sabe a descarga de cordinha? Então, esse modelo tradicional também costuma economizar, pois é possível regular a quantidade de água a cada descarga. É mais barato e conveniente para banheiros onde a instalação hidráulica é de difícil acesso.

 

  • Vaso sanitário à vácuo

    Trata-se de um modelo mais novo, que utiliza uma tubulação específica que aspira os dejetos e manda para o esgoto. Nesse modelo, é o ar que manda os dejetos embora, e não a água. Utiliza-se somente um litro de água para a limpeza do vaso.

    É o modelo mais econômico e a única desvantagem está na instalação, que exige mão de obra e equipamentos específicos.

    Materiais de acabamento: louças e metais (Parte 2) - Sienge

Além desses itens, o que mais levar em consideração?

É preciso ficar atento ao espaço disponível no banheiro e ao conforto que se busca. Além do formato de assento redondo, por exemplo, há também o alongado, que costuma ser mais confortável.

Os assentos, em geral, não vêm com o vaso sanitário e devem ser adquiridos separadamente. Sendo assim, preste atenção para comprar um assento igual ao tipo de vaso adquirido.

A altura de um vaso sanitário é outro quesito a ser considerado, principalmente se tiver crianças, idosos ou pessoas com deficiência na casa.

Embora os pequenos consigam alcançar o vaso, existem assentos que podem ser instalados acima do convencional, para que eles não caiam. Já idosos e pessoas com deficiência, se adaptam melhor com vasos sanitários de altura maior.

Não se esqueça, também, de verificar as particularidades hidráulicas.

Onde receber orientações para compra?

Gostou das dicas e precisa de orientações sobre onde encontrar produtos específicos para vasos sanitários? Acesse nosso site e veja nossos materiais.

Share this Post