admin/ Fevereiro 14, 2020/ Pisos e Decorações/ 0 comments

Cor, textura, acabamento e qualidade. Tudo isso é muito importante quando pensamos em pintar uma casa ou um apartamento, assim como os materiais que dele fazem parte.

No entanto, em razão da infinidade de produtos disponíveis, várias dúvidas surgem: qual tipo de tinta eu devo usar em cada ambiente? Por quê? Com qual revestimento ela combina mais?

Para ajudá-lo a escolher o produto mais adequado às suas necessidades, preparamos uma lista com sete tipos de tintas existentes no mercado. Confira as características e as funções de cada um deles.

1 – Látex PVA

O látex PVA é, provavelmente, a mais utilizada na atualidade. Fabricada à base de água, ela apresenta uma série de vantagens em relação a outros tipos de tinta: é econômica, tem secagem rápida e odor menos intenso após a pintura.

O produto, que tem acabamento fosco, é indicado para áreas secas e paredes internas das residências. Não deve ser usado em locais “molhados”, em virtude de sua pouca resistência à água e, ainda, ao sol. Por não ser resistente à lavagem, sua limpeza precisa ser feita com um pano úmido.

Resultado de imagem para cores de tinta para ambiente

2 – Tinta acrílica

Com propriedades semelhantes às do látex, a tinta acrílica é solúvel em água e apresenta secagem rápida. Ainda, tem baixo odor e pode ser encontrada com três tipos de acabamento: fosco, semibrilho e acetinado.

No entanto, ao contrário do látex, a tinta acrílica contém resina acrílica, o que permite alta impermeabilização da superfície na qual é aplicada, sendo ideal para pinturas externas e internas sujeitas à umidade, como cozinhas e banheiros.

Além disso, esse tipo de produto proporciona maior durabilidade, já que não é de fácil desbotamento, e pode ser lavado.

Resultado de imagem para tinta acrílica ambiente

3 – Esmalte sintético

Pensado especialmente para aplicação em superfícies de madeira e de ferro (janelas, portas e corrimãos), o esmalte sintético não é solúvel em água e tem custo elevado, se comparado a outros tipos de tinta, graças às suas peculiaridades e uso específico.

Antes fabricado à base de solvente – hoje à base de água – o produto apresenta inúmeras vantagens: é ecologicamente correto, seca rápido e não altera a cor com o passar do tempo. Pode ser encontrada nas versões fosca, brilhante e acetinada.

Ao ser aplicada, a tinta forma uma película sobre a superfície. Por isso, não é indicada para o uso direto em paredes. Entre as suas desvantagens, estão: o forte odor, a secagem lenta e a suscetibilidade a bolhas e descascamentos.

Resultado de imagem para farba śnieżka majowa konwalia

4 – Tinta epóxi

A tinta epóxi é conhecida por sua resistência. Feito à base de água ou de solvente, o produto é fortemente recomendado para aplicações em caixas d’água e em ambientes úmidos, como cozinhas e lavabos.

A epóxi conta com o auxílio de catalizadores durante a pintura e deve ser aplicada por uma mão de obra altamente especializada, a fim de evitarmos o deslocamento de camadas de tinta, o aparecimento de bolhas e, principalmente, o mau acabamento.

O produto, quando fabricado à base de água, é perfeito para a pintura de pastilhas cerâmicas e paredes de azulejo, por apresentar excelente resistência à umidade e aderência a superfícies lisas.

Resultado de imagem para epoxi no ambiente

5 – Tinta a óleo

Disponível com acabamento fosco ou brilhante, a tinta a óleo é lavável e durável, sendo adequada tanto para ambientes internos quanto para ambientes externos. De forma geral, é utilizada em paredes e também em materiais como madeira e ferro.

Vale ressaltar que, por conta de sua base oleosa, o produto permite a impermeabilização da superfície sob a qual será utilizado.

Resultado de imagem para tinta a oleo na parede

6 – Tinta verniz

O verniz é um produto muito utilizado em madeiras de área externa. Além de deixar os materiais mais bonitos e brilhantes, ele tem a função de proteger a integridade do material, principalmente contra o sol e a chuva, prolongando a vida útil do objeto.

A tinta aplica-se também a portas, janelas, móveis, decks, telhas, churrasqueiras e esquadrias, deixando as superfícies com aspecto rústico e aparência lisa.

Resultado de imagem para tinta verniz madeira

7 – Tinta lavável

Como o próprio nome diz, a tinta lavável é aquela que pode ser facilmente lavada com um pano úmido, sem que o seu acabamento seja modificado. É de fácil manuseio e garante secagem rápida.

Além dessas vantagens, o produto é uma ótima alternativa para aqueles que têm crianças em casa, já que manchas e marcas indesejadas de giz nas paredes, por exemplo, podem ser retiradas ao esfregar suavemente as suas superfícies.

Resultado de imagem para tinta lavavel coral

Gostou das dicas? Então acesse o nosso site e deixe a sua casa do jeito que você sempre sonhou.

Share this Post

Leave a Comment