admin/ Fevereiro 13, 2020/ Pisos e Decorações, Sustentabilidade/ 0 comments

A iluminação adequada é fundamental para valorizar a decoração de um cômodo e fornecer a ele a atmosfera desejada, seja ela de relaxamento, conforto, vitalidade, entre diversas outras opções. Em contrapartida, errar no projeto de iluminação pode fazer um ambiente perder todo o seu charme.

Pensando nisso e sabendo que são muitas as possibilidades dentro desse segmento, separamos as principais dicas para garantir uma iluminação que faça a diferença em todos os cômodos da sua casa!

1. Observe e planeje

Para escolher a melhor forma de iluminação para um cômodo é preciso, antes de tudo, observar suas dimensões e definir o estilo de decoração. Com isso em mente fica mais fácil decidir questões como, se a iluminação será central ou indireta, se serão usados lustres ou luminárias, qual será a tonalidade da luz e diversas outras opções que ajudarão a valorizar o cômodo.

Resultado de imagem para iluminação

2. Iluminação central ou indireta

Na hora de criar um projeto de iluminação, é possível optar por uma fonte principal de luz ou por algo mais pontual e indireto.

A iluminação central é ideal quando a intenção é iluminar igualmente todo o cômodo. Nesses casos, é importante que as luminárias sejam proporcionais às dimensões do local. Quanto maior o espaço, maior deve ser a luminária e, consequentemente, sua capacidade de iluminação.

Já a iluminação indireta é mais difusa e indicada para projetos mais intimistas, criando uma atmosfera confortável e aconchegante. Para isso, o ideal é investir em arandelas, luminárias de piso, abajures e recortes de mobílias e de paredes para a inserção de lâmpadas de LED.

Resultado de imagem para iluminação central
Iluminação Central
Resultado de imagem para iluminação indireta
Iluminação Indireta

3. Defina a tonalidade

Os tons escolhidos para iluminar um ambiente podem, tanto valorizá-los, quanto prejudicar toda a sua decoração. Sendo assim, o ideal é, antes de escolher a tonalidade das lâmpadas, entender o que fica melhor em cada ambiente.

Cômodos de descanso, como os quartos, precisam passar a sensação de conforto e relaxamento, pedindo por lâmpadas com tons quentes e amarelados. Enquanto isso, espaços como cozinhas, áreas de serviço e banheiros, que exigem atenção e vitalidade, devem ser iluminados com lâmpadas de tons azulados, naturalmente mais estimulantes.

Resultado de imagem para iluminação tonalidade

4. Parte da decoração

Objetos de decoração, como luminárias, abajures e arandelas, também fazem parte da decoração de um cômodo. Portanto, é importante que eles combinem entre si e com os demais itens de decoração.

Preste atenção nas cores, materiais e no design dos objetos escolhidos para garantir que eles estarão de acordo com o ambiente que você deseja criar.

Resultado de imagem para iluminação decoração

5. Destaque para os móveis

Um móvel diferente, bonito e com um design interessante faz toda a diferença na decoração de um cômodo e, destacá-lo por meio da iluminação é uma ótima forma de valorizar ainda mais o ambiente.

Fitas de LED, pequenos spots ou luzes direcionadas são excelentes maneiras de dar um ar ainda mais charmoso para armários, prateleiras, estantes, poltronas, mesas, quadros, dentre vários outros itens.

Resultado de imagem para iluminação destaque moveis

6. Atenção para os espelhos

Vidros e espelhos são comumente usados para deixar um ambiente moderno e, ao mesmo tempo, elegante. Porém, a luz, quando refletida nessas superfícies, incide em nossos olhos causando um incômodo efeito de ofuscamento. Dessa forma, ao criar o projeto de iluminação, é importante se atentar para que isso não aconteça.

Resultado de imagem para iluminação espelho

7. Iluminação externa

Ao pensar na iluminação perfeita para sua casa, você não deve se esquecer das áreas externas, como varandas, jardins e fachada. Com a iluminação adequada, que seja sutil e localizada, é possível deixar esses ambientes muito mais visíveis e bonitos, principalmente durante a noite, produzindo uma paisagem única.

Resultado de imagem para iluminação externa

Gostou das dicas? Em nosso site você encontra não só ideias como essas, mas também os melhores produtos para o seu projeto. Venha conferir!

Share this Post

Leave a Comment