A madeira é um elemento atemporal quando o assunto é decoração, e é possível escolher a ideal para cada cômodo e usar em toda a casa. O ato de decorar com madeira, porém, pode não ser tão fácil e despertar dúvidas na hora de fazer a composição de cada ambiente.
Isso acontece porque há alguns truques envolvendo combinação de outros elementos para dar resultados mais sofisticados. Afinal, a madeira por si só pode trazer um teor rústico, então, se o efeito desejado não é esse, é preciso adotar algumas estratégias.
Se você deseja utilizar a madeira para elaborar ambientes e quer efeitos mais sofisticados, fique tranquilo. Selecionamos várias dicas interessantes para escolher a ideal para cada cômodo. Confira!
Acrescente cor ao ambiente com madeira
A madeira pode estar presente em diferentes espaços, como piso, portas, janelas, parede, nos móveis, um objeto decorativo, enfim. O primeiro recurso que pode ser usado para tirar o teor rústico do ambiente é acrescentar cor, que pode ser em uma parede ou objeto.
Se falamos sobre sala e quarto, a cor pode aparecer em almofadas, móveis decorativos, uma parede, além de elementos como tapetes e cortinas. A cor, principalmente um tom mais “alegre” contrasta com a madeira e cria mais conforto e sofisticação ao mesmo tempo.
Escolha o tipo de madeira ideal para cada cômodo
Além de combinar cores, não podemos esquecer que há tipos diferentes de madeira: compensado, MDF e de lei. Por isso, é que é necessário verificar primeiro é se o material ficará exposto ao sol ou água, sendo chuva ou uso de água, como nos banheiros.
O MDF e a madeira compensada não podem ser usados em locais externos, sendo apenas dentro da casa e se usados no banheiro, devemos analisar antes se terão contato com água diretamente. Já para varandas e garagens, a madeira de lei é a que possui maior estrutura para lidar com sol e chuva, claro, com manutenção.
Use a iluminação ao seu favor
A iluminação é uma das ferramentas para gerar efeitos quando falamos sobre decoração, exemplo disso são os objetos que viram verdadeiros elementos, como luminárias e candelabros. Pensando nisso, não deixe de equilibrar o poder da madeira com o poder da iluminação.
Em outras palavras, procure investir em uma iluminação mais potente caso escolha muitos elementos de madeira escura. Isso pode ajudar a não ter um ambiente escuro ou sombrio demais.
Escolher a madeira ideal para cada cômodo pode ser um delicioso desafio, pois precisamos pensar em vários detalhes importantes, que fazem diferença não apenas no design como também na praticidade. Não deixe de anotar essas dicas relacionadas às cores, tipo de madeira e iluminação.
São pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de selecionar cada elemento que vai compor os ambientes e ter ao final de tudo o efeito que realmente foi planejado. Independente do seu estilo, mais rústico ou sofisticado, a madeira pode aparecer como protagonista na sua casa.
Gostou? Então acesse o nosso site e conheça os nossos produtos!