Uma dúvida muito comum na hora de construir ou reformar ambientes é sobre a escolha do revestimento. Muitas pessoas ainda fazem confusão entre piso e revestimento e, quando chegam à loja de material de construção, se perdem no meio nas inúmeras opções disponíveis.
Revestimentos podem ser azulejos, porcelanatos, cerâmicas, pastilhas e até mesmo pedras que são instaladas nas paredes. Eles impactam na estética e no estilo da casa, contudo é preciso atenção para considerar as características do ambiente onde ele será aplicado.
A escolha do tipo de revestimento deve considerar a função do cômodo e a exposição ao sol e à chuva. Hoje já existem inúmeros tipos de revestimentos, mas os mais comuns são:
Azulejos
Os azulejos são feitos de cerâmica e têm uma superfície totalmente lisa, coberta de esmalte, e podem ser cortados em diferentes tamanhos e formatos.
O acabamento também pode ser escolhido entre brilhante, com esmalte de alto brilho, ou acetinado, com brilho mais discreto. Os azulejos estampados são muito utilizados para a decoração por permitir desenhos e cores diferentes.
Pastilhas
Também conhecidas como microazulejos, as pastilhas apresentam uma infinidade de cores, acabamentos e podem ser feitas de diferentes materiais como vidro, metal, cerâmica, plástico e até pedra.
São altamente resistentes e, por isso, são muito utilizadas em fachadas de prédios e residências e também em áreas úmidas como banheiros, cozinhas e lavanderias.
Porcelanatos
Os porcelanatos são placas de cerâmica produzidas com alta tecnologia. O processo de fabricação, que usa prensagem em altas temperaturas, aumenta a resistência do produto e também reduz a possibilidade de absorver água, evitando manchas.
Eles podem ser aplicados em todos os ambientes, porém é preciso estar atento ao tipo de acabamento:
Porcelanato polido:
são superfícies muito lisas e brilhantes indicados para ambientes secos de destaque na casa como sala, quartos e corredores.
Porcelanato acetinado:
também são superfícies lisas, porém com brilho mais discreto. Eles são mais resistentes a riscos do que o porcelanato polido e deixam o ambiente bem mais aconchegante. São muito usados em quartos e salas.
Porcelanato esmaltado:
esse tipo de porcelanato permite a criação de estampas e desenhos diferentes e pode ser aplicado em ambientes secos ou úmidos.
Porcelanato struturato:
eles têm superfície um pouco abrasiva, o que faz dele uma excelente opção para ambientes úmidos como banheiros, saunas, áreas de piscinas e garagens.
Porcelanato natural:
são revestimentos que têm acabamento especial, sem polimento ou esmalte. Normalmente têm a superfície com acabamento opaco e mais áspero, o que aumenta a sua resistência. Esse tipo de revestimento é indicado para áreas externas ou ambientes comerciais, que normalmente têm muita circulação de pessoas.
Pedras
As pedras são sucesso garantido na decoração de ambientes e hoje podem ser encontradas em diversos tamanhos e cores. Isso proporciona uma incrível versatilidade e durabilidade, permitindo seu uso tanto em ambientes externos, como internos. Um cuidado necessário é quanto à porosidade da pedra, principalmente quando for aplicada em ambientes úmidos.
Agora que você já conhece os principais tipos de revestimento, acesse o site e confira nossa variedade de opções para sua obra.