Quem tem piso de madeira em casa ama a aparência sofisticada e arrojada que ele proporciona ao ambiente. Quando o piso é novo, então não dá vontade nem de pisar no chão para não causar um mínimo arranhão na superfície.
Como o investimento nesse tipo de material consideravelmente grande e o trabalho para instalá-lo também, não dá para ficar trocando de piso com frequência. Nesse caso, para que o piso dure mais e esteja sempre bonito, alguns cuidados precisam ser considerados.
Basicamente, a conservação do piso de madeira estará associada aos métodos de limpeza do chão. No entanto, existem outros cuidados que precisam ser seguidos para evitar que o seu piso sofra desgastes muito precocemente e você vai conhecê-los agora.
Cuidado com os móveis
Os pisos de qualquer material podem facilmente sofrer desgastes e danos por causa dos móveis, mas principalmente os de madeira.
O pé dos móveis são os principais responsáveis por danificar o piso de madeira. Por isso, providencie protetores para eles, para que a superfície do piso não seja prejudicada.
Quando precisar movê-los de lugar, para uma faxina ou mudança na disposição, não arraste os móveis, para que isso não arranhe o piso ou arranque parte do rejunte ou das lâminas da madeira.
Detenha a ação do sol
Caso os raios solares atinjam diretamente o seu piso de madeira, busque meios de evitar que isso continue ocorrendo. Você pode, por exemplo, fazer uso de cortinas.
Essa medida é importante porque o sol, quando atinge diretamente a madeira, pode provocar ressecamento ou desbotamento. Como geralmente o sol atinge somente uma parte do piso, aquele local específico vai se desgastar e ficar com uma aparência diferente do resto do piso.
Faça a limpeza adequadamente
Todo mundo sabe que madeira e água não combinam. A água deforma e provoca inchaço na madeira.
Por esse motivo, você não deve lavar seu piso de madeira com água em abundância e na limpeza diária, precisa utilizar um pano úmido e muito bem torcido para a madeira ter o mínimo de contato possível com a água.
Se for utilizar a vassoura para varrer, prefira aquelas com cerdas macias e evite as de piaçava, que podem arranhar o verniz ou a superfície do piso.
No caso de usar aspirador de pó, não arraste as rodinhas do aparelho no chão para também evitar arranhões e tenha cuidado também com os bicos do aspirador ao tocarem o chão, eles podem, além de arranhar o piso, sugar o rejunte.
Os produtos de limpeza também merecem atenção. Evite usar produtos muito fortes ou agressivos, como solventes, querosene, cândida e álcool. Na dúvida, siga as orientações na embalagem quanto à indicação de uso.
Como não há necessidade de muitos produtos para uma boa limpeza desse tipo de chão, um detergente neutro pode já ser suficiente para uma higiene adequada.
Se você for usar cera no piso, observe também a indicação do fabricante. Alguns pisos de madeira não precisam ou não devem ser encerados.
Mesmo seguindo todos os cuidados, após algum tempo o piso de madeira naturalmente vai sofrer um desgaste e para que ele volte a ter um aspecto de novo, é preciso realizar uma manutenção.
Isso mesmo, o piso de madeira não precisa ser trocado de cara, quando estiver ficando desgastado. Ele pode ser restaurado por meio do processo de raspagem, realizado por um profissional e, após isso, receber o verniz e ficar bonito novamente.
Se você estiver procurando pisos de madeira de qualidade ou qualquer outro material para a construção ou reforma da sua casa, entre em nosso site e conheça nossos produtos.