Quando se planeja reformar um espaço, é essencial ter controle de custos e planejamento, caso contrário corre-se o risco de estourar o orçamento, ou até mesmo não ter o suficiente para concluir a obra.
Tudo é planejamento, acompanhamento e tomadas de decisões, não importa se significa um prédio de 20 andares ou o banheiro da sua casa. É preciso manter um limite e gerir esses recursos.
Esse processo se inicia muito antes da obra propriamente dita, dessa maneira queremos lhe contar como se organizar financeiramente para fazer uma reforma, garantindo a qualidade final por um preço realista. Confira!
1. Tenha um objetivo
Pode soar estranho isso, mas muitas pessoas começam a quebrar paredes sem, de fato, saber o que querem com isso.
Você pode querer ampliar um espaço, dar uma cara nova, trocar o revestimento ou até mesmo substituir toda a instalação hidráulica.
Não interessa qual é o seu objetivo. Cada tipo de obra requer condições, equipamentos e materiais específicos que não podem ser substituídos por quem busca bons resultados e economia.
2. Calcule o seu orçamento
Calcular o orçamento não é simplesmente visitar várias lojas e agendar uma visita. Você precisa reconhecer o quanto o seu bolso aguenta pagar ao longo do período. O quanto você está disposto a investir.
Nessa conta, devem considerar todas as variáveis. Os materiais propriamente ditos, o custo-hora do profissional, taxa de serviço e diversos outros valores fixos.
Além do mais, sempre conte com uma reserva emergencial no caso de surgirem imprevistos.
3. Planeje os gastos
Agora, o responsável pela reforma precisa procurar uma cadeira confortável e colocar na ponta do lápis todas as informações que reuniu.
- Quanto vai custar?
- Quanto tempo a obra vai tomar?
- Quais são os horários de trabalho?
- Há possibilidade de negociar isso?
Essas respostas devem ser inseridas em uma planilha que detalhe a reforma o máximo possível. Esse é o momento de definir quais são as prioridades.
Por exemplo, se você está reformando a sua casa, o horário de obras deve ser ao longo do dia para não atrapalhar a noite de sono da família. Por outro lado, empresas costumam fazer isso no contra turno de modo a não comprometer a prestação de serviços.
4. Garanta uma renda extra
Reformas costumam representar uma grande parcela do orçamento, de modo que uma renda extra é a melhor maneira de garantir a segurança fiscal durante o período em que se está em obras.
Comece a guardar muito tempo antes. Dizemos que isso deve anteceder o próprio planejamento em si. Ter dinheiro em caixa é fundamental para evitar atrasos ou interdição no seu canteiro.
5. Visite lojas especializadas
As lojas de materiais de construção não são todas iguais. Você precisa pesquisar preços, pacotes e ofertas, além de negociar com o representante.
Quando se visita uma empresa especializada, conta com um time preparado para responder todas as suas dúvidas e ajudá-lo a tomar as melhores decisões. Nós somos um comércio varejista de materiais de construção e estamos ansiosos para oferecer as melhores alternativas para a sua obra.
Venha nos visitar para conhecer toda a linha de produtos.