A decoração dos interiores de uma casa ou escritório pode se basear em um ou até mesmo diversos estilos ao mesmo tempo. O local inteiro pode ser de um mesmo estilo, como o clássico, por exemplo; ou cada cômodo ter um estilo próprio. Você pode, ainda, mesclar objetos num mesmo ambiente, cada um com um estilo diferente.
Ou seja: combinação de possibilidades é o que não falta neste universo. E podemos dizer que se há uma tendência que não sai de moda, que está atualmente mais em voga do que nunca, e que conquistou o coração de muitas gerações é a Vintage.
Entenda o que é o estilo Vintage e como aplicar em todos os ambientes do lar
O Vintage tem uma facilidade: é simples utilizá-lo em qualquer época e em qualquer lugar. É um estilo que nos remete ao antigo. No ramo da moda, por exemplo, chamamos de Vintage as peças com mais de 20 anos de criação e que definem o estilo da época em que foram criadas; uma calça boca de sino, por exemplo, peça clássica característica dos anos 70.
Através do boom que tiveram os brechós, o Vintage entrou de novo na vida dos brasileiros para ficar. Tanto em lojas físicas quanto online, negócios de empreendedores e entusiastas do universo da moda foram abertos. No continente europeu, os chamados mercados das pulgas são destino certeiro para turistas se perderem num imaginário coletivo antigo e se deliciarem. No Brasil, as feiras de antiguidades também ganham cada vez mais espaço.
Mas e na decoração? Como encontrar o Vintage?
Lembra daquela penteadeira de mármore ou trabalhada em desenhos talhados em madeira, que foi da sua avó, passou para a sua mãe, e agora adorna a sala de estar do seu apartamento? Então, esta é uma perfeita ilustração para exemplificar o que é o Vintage na decoração.
“Vintage significa clássico, antigo. Na verdade, tudo aquilo que imita o passado ou um estilo anterior pode ser considerado vintage. É bacana por ser uma reinterpretação de algo que passou e foi incrível, sempre continua na moda”, explica a arquiteta Karina Korn.
Vintage X Retrô
É muito comum fazer confusão entre estes dois termos, por serem muito ligados um ao outro, e por vezes, estarem juntos num mesmo ambiente. Mas vale ressaltar que a principal diferença está na data de criação dos objetos de um e outro estilo. O Retrô precisa ser uma peça nova, feita a partir de referências do passado; já o Vintage é, de fato, a peça antiga, usada até hoje.
Banheiro Vintage
Para fazer uma decoração Vintage, na maioria das vezes, você precisa contar apenas com os objetos decorativos do ambiente. No entanto, quando se trata de banheiros, o mais indicado para o lugar ganhar realmente um cara Vintage, é fazer uma reforma. Ou ao menos, realizar a troca dos acabamentos.
Peças de chuveiros e torneiras cor de cobre, de design arredondado, já propiciam um visual Vintage para o seu banheiro. E ainda, caso você possa investir numa banheira, opte por aquelas com pés de garra, específicas dos banheiros mais antigos.
Ficou interessado em buscar alternativas para seu banheiro e sua casa? Então não perca tempo e acesse o site da nossa loja Comab e fique por dentro das tendências.