Com o processo natural de envelhecimento humano e o surgimento de algumas doenças comuns da idade, os cuidados para evitar acidentes domiciliares aumenta. Tais imprevistos podem ocorrer e provocar sérios danos às pessoas idosas, por isso, adaptar o apartamento ou a casa para sua circulação se faz necessário.
Simples detalhes que para as demais pessoas não causam nenhum efeito, para os idosos pode ser sinal de perigo, como a falta de corrimões nas escadas, pisos escorregadios ou molhados, armários com aberturas altas, um tapete solto, a quina de um móvel, entre outros.
Muitos acidentes podem ser evitados com simples adaptações que podem parecer pequenas, mas que surtem efeito no dia a dia do idoso. Retirar móveis, adaptá-los e instalar itens de segurança podem fazer a diferença.
Confira algumas dicas para prevenir esses acidentes domésticos em sua construção e preservar a vida das pessoas mais velhas.
Corrimões pela casa
Esse é um item que garante muito mais segurança, tanto para as pessoas idosas como para as demais. Subir uma escada pode ser muito difícil para quem já tem dificuldades de locomoção, tonturas frequentes, entre outros males. Por isso, priorize a instalação desse item e de fitas antiderrapantes nos degraus.
Você pode instalar barras em outros espaços, como no banheiro para que a pessoa se apoie, por exemplo. Nesse ambiente, o piso molhado pode ser um perigo eminente, por isso não se esqueça de inserir também tapetes antiderrapantes.
Boa iluminação
Investir em uma boa iluminação faz parte de qualquer projeto de construção e reforma. E para os idosos, uma iluminação fraca pode dificultar a visibilidade dos móveis, degraus, desníveis e outros objetos que precise desviar. Por isso, invista na distribuição de pontos de luz pela casa, como abajures, luminárias suspensas e em tons claros, de preferência instalados em locais de fácil acesso, como próximos a portas.
Você pode instalar sensores de iluminação que acendem na presença de uma pessoa, evitando que o idoso precise encaminhar-se ao interruptor para acender a luz.
Pisos corretos
Seja no banheiro ou em outros ambientes, é preciso investir em pisos antiderrapantes para evitar tombos. No banheiro você pode optar por pisos em cerâmica ou em pastilhas. O piso emborrachado no banheiro pode garantir ainda mais segurança.
Já para as escadas, priorize o piso de madeira ou piso laminado. Escadas revestidas de pedras podem ser úteis para as áreas externas.
No restante da residência, você pode manter o mesmo padrão, usando o piso em madeira. Além de garantir uma boa temperatura, não é escorregadio, garantindo a segurança do idoso.
Não se esqueça de evitar o uso de tapetes. Eles podem enrolar ou dobrar com o uso e provocar acidentes graves.
Móveis planejados corretos
Após construir, a preocupação com os móveis planejados é comum. Para facilitar a vida dos idosos, evite instalar armários muito altos que poderiam provocar acidentes ao tentar alcançá-los, principalmente para aqueles idosos que moram sozinhos ou que ainda realizam atividades domésticas. Opte por planejados na altura do idoso e evite problemas.
Precisa construir com segurança? Acesse nosso site e conheça nossos produtos: www.comabmateriais.com.br