A iluminação adequada é fundamental para valorizar a decoração de um cômodo e fornecer a ele a atmosfera desejada, seja ela de relaxamento, conforto, vitalidade, entre diversas outras opções. Em contrapartida, errar no projeto de iluminação pode fazer um ambiente perder todo o seu charme.
Pensando nisso e sabendo que são muitas as possibilidades dentro desse segmento, separamos as principais dicas para garantir uma iluminação que faça a diferença em todos os cômodos da sua casa!
1. Observe e planeje
Para escolher a melhor forma de iluminação para um cômodo é preciso, antes de tudo, observar suas dimensões e definir o estilo de decoração. Com isso em mente fica mais fácil decidir questões como, se a iluminação será central ou indireta, se serão usados lustres ou luminárias, qual será a tonalidade da luz e diversas outras opções que ajudarão a valorizar o cômodo.
2. Iluminação central ou indireta
Na hora de criar um projeto de iluminação, é possível optar por uma fonte principal de luz ou por algo mais pontual e indireto.
A iluminação central é ideal quando a intenção é iluminar igualmente todo o cômodo. Nesses casos, é importante que as luminárias sejam proporcionais às dimensões do local. Quanto maior o espaço, maior deve ser a luminária e, consequentemente, sua capacidade de iluminação.
Já a iluminação indireta é mais difusa e indicada para projetos mais intimistas, criando uma atmosfera confortável e aconchegante. Para isso, o ideal é investir em arandelas, luminárias de piso, abajures e recortes de mobílias e de paredes para a inserção de lâmpadas de LED.
3. Defina a tonalidade
Os tons escolhidos para iluminar um ambiente podem, tanto valorizá-los, quanto prejudicar toda a sua decoração. Sendo assim, o ideal é, antes de escolher a tonalidade das lâmpadas, entender o que fica melhor em cada ambiente.
Cômodos de descanso, como os quartos, precisam passar a sensação de conforto e relaxamento, pedindo por lâmpadas com tons quentes e amarelados. Enquanto isso, espaços como cozinhas, áreas de serviço e banheiros, que exigem atenção e vitalidade, devem ser iluminados com lâmpadas de tons azulados, naturalmente mais estimulantes.
4. Parte da decoração
Objetos de decoração, como luminárias, abajures e arandelas, também fazem parte da decoração de um cômodo. Portanto, é importante que eles combinem entre si e com os demais itens de decoração.
Preste atenção nas cores, materiais e no design dos objetos escolhidos para garantir que eles estarão de acordo com o ambiente que você deseja criar.
5. Destaque para os móveis
Um móvel diferente, bonito e com um design interessante faz toda a diferença na decoração de um cômodo e, destacá-lo por meio da iluminação é uma ótima forma de valorizar ainda mais o ambiente.
Fitas de LED, pequenos spots ou luzes direcionadas são excelentes maneiras de dar um ar ainda mais charmoso para armários, prateleiras, estantes, poltronas, mesas, quadros, dentre vários outros itens.
6. Atenção para os espelhos
Vidros e espelhos são comumente usados para deixar um ambiente moderno e, ao mesmo tempo, elegante. Porém, a luz, quando refletida nessas superfícies, incide em nossos olhos causando um incômodo efeito de ofuscamento. Dessa forma, ao criar o projeto de iluminação, é importante se atentar para que isso não aconteça.
7. Iluminação externa
Ao pensar na iluminação perfeita para sua casa, você não deve se esquecer das áreas externas, como varandas, jardins e fachada. Com a iluminação adequada, que seja sutil e localizada, é possível deixar esses ambientes muito mais visíveis e bonitos, principalmente durante a noite, produzindo uma paisagem única.
Gostou das dicas? Em nosso site você encontra não só ideias como essas, mas também os melhores produtos para o seu projeto. Venha conferir!