As plantas precisam de cuidados de primeira para crescerem adequadamente. Por isso, você está cultivando um jardim e espera um bom resultado, é preciso fazer mais do que apenas regar e eliminar ervas daninhas, compreendendo o que é cuidar adequadamente e quais práticas devem ser regulares.
Mas, afinal, como descobrir todas essas informações? Confira agora seis dicas para ter o jardim dos seus sonhos e se inspire.
1. Examine as plantas cuidadosamente antes de comprar
A maneira mais fácil de precaver-se de doenças em seu jardim é evitando introduzir novas plantas que já estejam infectadas. Por isso, ao obtê-las, certifique-se de que são saudáveis e de que não trarão nenhum malefício para as que você já possui. Assim, não leve para casa, por exemplo, uma planta com pontos mortos, caules podres ou insetos. Esses problemas podem se espalhar facilmente e, às vezes, são difíceis de serem eliminados.
2. Fique de olho nos insetos
Danos causados por insetos são muito mais do que apenas uma má aparência ao seu jardim. Vírus e bactérias geralmente só podem entrar na planta através de algum tipo de abertura e esses “machucados” possibilitam a entrada.
Vale lembrar também que alguns desses animais chegam a atuar como um transporte de vírus, espalhando-os de uma planta para a seguinte, o que pode ser extremamente ruim.
3. Aplique o fertilizante correto
Você precisa tomar cuidado ao fertilizar as plantas, pois muitos fertilizantes podem queimar as raízes, reduzindo sua capacidade de absorver a água – o que, por sua vez, as torna mais suscetíveis ao estresse, devido à seca, ao frio e ao calor.
O ideal é realizar um teste de solo para saber os níveis de nutrientes. Sem ela, é provável que qualquer fertilização seja uma adivinhação de sua parte e pode resultar em excesso de um nutriente ou insuficiente em outro.
4. Faça a poda de membros danificados no momento certo
Aparar árvores e arbustos no final do inverno é melhor do que esperar até a primavera. Isso porque os membros feridos podem ser infectados durante o frio, permitindo que a doença se estabeleça quando a planta está adormecida e fique por ali.
Assim, embora as tempestades dessa estação possam causar novos danos, ainda é melhor cortar um membro quebrado do que ignorá-lo até que a primavera esteja em andamento. Sempre use ferramentas afiadas para fazer cortes limpos e curados rapidamente, e certifique-se de cortar tecidos saudáveis e vivos.
5. Plante no lugar adequado
A jardinagem bem-sucedida baseia-se no uso de plantas apropriadas para sua zona e local. Por exemplo, se você colocar uma planta que adora sombra, como uma azálea, em pleno sol, ela crescerá mal e será facilmente atacada por doenças e insetos. Por isso, esteja sempre atento!
6. Água com moderação
Regar o seu jardim é uma coisa boa, mas muitas doenças precisam de água tanto quanto as plantas, então é muito importante entender que a quantidade que você rega pode fazer toda a diferença.
Para evitar dar a essas doenças o ambiente que elas amam, escolha métodos de rega que se limitem, como mangueiras de imersão e irrigação por gotejamento. Ou, então, se estiver regando à mão, mantenha as folhas afastadas enquanto rega as raízes.
Lembre-se: mais não é necessariamente melhor quando você dá água às suas plantas. O solo ou vasos alagados promove alguns fungos que apodrecem as raízes e também podem sufocá-las.
Mais do que o jardim!
Se você também ama plantas e quer investir nesses espaços na sua obra, planeje-se para ter o jardim que sempre quis. Cuide dele com carinho, mas saiba que toda a beleza do ambiente se resume ao projeto completo e não apenas ao quintal.
Sendo assim, invista em materiais de qualidade e encontre-os em nossa loja.
Acesse o nosso site e busque pelos produtos, você irá se surpreender.