O box é uma parte essencial da decoração do banheiro. Além de ser esteticamente mais bonito que as cortinas de banho, ele também protege o banheiro de respingos e confere maior privacidade na hora do banho. Eles estão cada vez mais acessíveis e versáteis, em diversos materiais, formatos e acabamentos para combinar com diversos tipos de banheiro.
Vamos conferir a seguir os diferentes tipos de box e qual é melhor para a sua casa.
Material do box
Os boxes para banheiro são confeccionados em dois materiais: vidro e acrílico. Cada um dos dois temi suas vantagens e desvantagens quanto à manutenção, ao preço e à estética.
• Acrílico: o box de acrílico tem como principais vantagens a leveza e o custo. Geralmente são confeccionados com trilho de alumínio, portanto são muito fáceis de abrir e fechar. Além disso, são a opção mais barata no mercado. Porém, tem como desvantagem o design, que deixa um ambiente mais pesado que o vidro, e a resistência, que é menor, exigindo trocas com mais frequência.
• Vidro: os boxes de vidro são mais caros que os de acrílico. Porém, eles são muito mais bonitos, dando leveza e modernidade ao banheiro. Além disso, sua vida útil é muito vantajosa, e o material é muito resistente. De acordo com as normas brasileiras, todos os boxes de vidro devem ser confeccionados em vidro temperado. Sempre confira isso e lembre que o barato sai caro.
Para escolher o material, o ideal é que você considere o seu orçamento, a ideia de design que você tem e as questões de instalação. Considere as vantagens e desvantagens e opte para o que for melhor para o seu banheiro.
Tipos de porta
Escolhido o material, é preciso escolher o tipo de porta que você deseja. Isso tem a ver com opções estéticas, tamanho do banheiro e praticidade. Algumas das principais opções são as seguintes.
• Porta de correr: é o tipo mais versátil e encaixa-se em vários tamanhos de banheiro. Geralmente conta uma parte fixa e outra que corre por um trilho. O trilho pode ser aparente ou embutido, dependendo do seu orçamento e opção de design.
• Porta de abrir: geralmente é utilizada em banheiros grandes. A porta tem dobradiças e se abre, como uma porta normal. É uma opção que fica bem sofisticada e bonita. Por questões de segurança, a porta deve abrir para fora.
• Box em quina: é o ideal para banheiros bem pequenos. Formado inteiramente por duas portas de correr, esse box é em formato de L, assim delimitando o espaço da ducha e deixando uma boa parte do banheiro livre para outras instalações.
• Portas curvas: são uma opção de design mais ousado, ideal para quem gosta de modernidade e tem um banheiro grande. Ao invés de portas retas, o vidro fica em um formato curvo, o que confere um design bem futurista ao ambiente.
Como escolher o ideal para mim?
Para escolher o box ideal, você deve levar em consideração vários fatores. Orçamento, tamanho do banheiro e opções estéticas são os principais. Com a infinidade de opções no mercado, com certeza você vai conseguir instalar o box ideal para você. Entre em nosso site e confira nossas opções.