Não importa se a sua casa está em reforma ou mesmo se você deseja mudar um pouco o ambiente, a pintura das paredes sempre será parte do processo. O que pode se transformar em um problema é a grande dúvida na hora de escolher o tipo de tintura ideal para o lado interno e externo da casa.
Entretanto, isso não é tão difícil quanto parece, basta entendermos um pouco melhor sobre as tintas do mercado e seu desempenho. O grande segredo é aliar os tipos disponíveis à sua necessidade atual e pronto. Encontrará assim a tinta perfeita para a sua casa ficar ainda mais bonita.
Veja neste post um pouco mais sobre a tintura ideal para o lado interno ou externo da sua casa.
Quais as tintas ideais para áreas externas?
Normalmente, as tintas ideais para áreas externas são aquelas que têm maior resistência às intempéries, como chuva e constante contato com o sol. Além disso, têm ação impermeável para não absorver a água da chuva e assim prejudicar a parte interna da parede.
Dentro desses requisitos, temos as tinturas no padrão: acrílica, superlavável, inodora e epóxi. A tinta acrílica é indica para partes que recebem água e umidade, pois é impermeável. A superlavável, como seu nome já diz, é fácil de ser lavada, portanto oferece oportunidade a vários ambientes.
A inodora é indicada para locais em que há crianças ou animais, pois perde seu odor em até três horas da aplicação. Por fim, a tinta epóxi é altamente resistente tanto à água quanto a produtos de limpeza em geral.
Quais são as tinas para paredes internas?
Agora, pensando em tinturas que seriam ideias para os ambientes internos, temos as tinturas: látex PVA, superlavável e inodora. Diferente das tintas específicas para ambiente externo, essas não apresentam tanta necessidade de serem resistentes, pois não estão expostas ao clima, por exemplo.
Porém, as opções superlavável e inodora se encaixam em ambas as opções, interno e externo. Já a tinta látex PVA, que não tínhamos citado antes, é muito comum para pinturas no interior da casa, elas são a base de água e não apresentam muita resistência.
Como escolher a melhor?
O questionamento do consumidor pode ser: como escolher em meio a tantos produtos? Isso é simples, primeiro, saiba exatamente a necessidade do local que vai receber as mãos de tintas. Depois, pense em qual tipo no mercado se encaixa nisso e pronto.
Se você deseja, por exemplo, simplesmente pintar uma parede interna, mas tem criança ou pessoa alérgica na casa, a látex PVA não será suficiente, a inodora é a melhor opção. Assim, fica mais simples saber como suprir a demanda do ambiente que receberá a tinta.
Viu como é fácil entender sobre a tintura ideal para o lado interno e externo da casa? Agora você entende melhor como funcionam as tinturas e sua composição. Assim, fica mais simples na hora de comprar a tinta ideal para deixar o ambiente ainda mais bonito e funcional.
Gostou? Acesse o nosso site e conheça a nossa gama de produtos.