admin/ Fevereiro 19, 2020/ Dicas para Construção, Pisos e Decorações/ 0 comments

Uma dúvida muito comum na hora de construir ou reformar ambientes é sobre a escolha do revestimento. Muitas pessoas ainda fazem confusão entre piso e revestimento e, quando chegam à loja de material de construção, se perdem no meio nas inúmeras opções disponíveis.

Revestimentos podem ser azulejos, porcelanatos, cerâmicas, pastilhas e até mesmo pedras que são instaladas nas paredes. Eles impactam na estética e no estilo da casa, contudo é preciso atenção para considerar as características do ambiente onde ele será aplicado.

A escolha do tipo de revestimento deve considerar a função do cômodo e a exposição ao sol e à chuva. Hoje já existem inúmeros tipos de revestimentos, mas os mais comuns são:

Azulejos

Os azulejos são feitos de cerâmica e têm uma superfície totalmente lisa, coberta de esmalte, e podem ser cortados em diferentes tamanhos e formatos.

O acabamento também pode ser escolhido entre brilhante, com esmalte de alto brilho, ou acetinado, com brilho mais discreto. Os azulejos estampados são muito utilizados para a decoração por permitir desenhos e cores diferentes.

Resultado de imagem para azulejo para cozinha

Pastilhas

Também conhecidas como microazulejos, as pastilhas apresentam uma infinidade de cores, acabamentos e podem ser feitas de diferentes materiais como vidro, metal, cerâmica, plástico e até pedra.

São altamente resistentes e, por isso, são muito utilizadas em fachadas de prédios e residências e também em áreas úmidas como banheiros, cozinhas e lavanderias.

Resultado de imagem para pastilha de azulejo

Porcelanatos

Os porcelanatos são placas de cerâmica produzidas com alta tecnologia. O processo de fabricação, que usa prensagem em altas temperaturas, aumenta a resistência do produto e também reduz a possibilidade de absorver água, evitando manchas.

Eles podem ser aplicados em todos os ambientes, porém é preciso estar atento ao tipo de acabamento:

Porcelanato polido:

são superfícies muito lisas e brilhantes indicados para ambientes secos de destaque na casa como sala, quartos e corredores.

Resultado de imagem para porcelanato

Porcelanato acetinado:

também são superfícies lisas, porém com brilho mais discreto. Eles são mais resistentes a riscos do que o porcelanato polido e deixam o ambiente bem mais aconchegante. São muito usados em quartos e salas.

Resultado de imagem para porcelanato acetinado parede

Porcelanato esmaltado:

esse tipo de porcelanato permite a criação de estampas e desenhos diferentes e pode ser aplicado em ambientes secos ou úmidos.

Resultado de imagem para porcelanato esmaltado parede

Porcelanato struturato:

eles têm superfície um pouco abrasiva, o que faz dele uma excelente opção para ambientes úmidos como banheiros, saunas, áreas de piscinas e garagens.

Resultado de imagem para porcelanato struturato parede

Porcelanato natural:

são revestimentos que têm acabamento especial, sem polimento ou esmalte. Normalmente têm a superfície com acabamento opaco e mais áspero, o que aumenta a sua resistência. Esse tipo de revestimento é indicado para áreas externas ou ambientes comerciais, que normalmente têm muita circulação de pessoas.

Resultado de imagem para porcelanato natural parede

Pedras

As pedras são sucesso garantido na decoração de ambientes e hoje podem ser encontradas em diversos tamanhos e cores. Isso proporciona uma incrível versatilidade e durabilidade, permitindo seu uso tanto em ambientes externos, como internos. Um cuidado necessário é quanto à porosidade da pedra, principalmente quando for aplicada em ambientes úmidos.

Resultado de imagem para pedras parede

Agora que você já conhece os principais tipos de revestimento, acesse o site e confira nossa variedade de opções para sua obra.

Share this Post

Leave a Comment