admin/ Janeiro 28, 2020/ Dicas para Construção, Pisos e Decorações/ 0 comments

Tanto o mármore, quanto o granito são muito utilizados em edificações em bancadas, paredes, revestimentos de piso, entre outras estruturas. No entanto, muita gente tem dificuldades para diferenciar um elemento do outro.

Essa dificuldade leva as pessoas a terem dúvidas quando tem que se decidir sobre qual material usar, já que, dependendo da finalidade de uso, existe uma indicação diferente.

E para que você não tenha dúvida no momento da sua escolha, acompanhe este artigo que vai explicar a diferença entre uma rocha e outra.

Granito

granito é uma rocha natural ígnea ou magmática formada por três minerais principais: mica, feldspato e quartzo. Ele é indicado tanto para áreas internas, como para as externas e é muito comum em áreas de serviço e bancadas de cozinha.

Resultado de imagem para Granito DECORAÇÃO

Essa rocha tem baixa porosidade e por esse motivo não costuma manchar e absorve pouca água. Além disso, uma outra vantagem do granito é que ele não risca com muita facilidade e é uma rocha mais dura e forte do que o mármore.

Também em comparação ao mármore, o granito é mais resistente e tem aspecto mais luminoso e mesclado, enquanto o mármore tem uma aparência mais uniforme e suave.

É possível encontrar granito nos tons de cinza, verde, amarelo, rosa, branco, creme, marrom, preto e vermelho.

Esse material é mais barato do que o mármore, mas o preço pode variar dependendo da raridade da rocha. Os cinzas costumam ser mais baratos, enquanto os pretos e os brancos, são mais caros.

O fato de o granito ser mais barato que o mármore se dá principalmente porque o Brasil produz e exporta muito dessa rocha, a produção de mármore, por sua vez, é bem pequena.

Mármore

O mármore é também uma rocha natural metamórfica, originária do calcário e é composto principalmente por minerais de calcita.

Dependendo dos minerais presentes em sua composição, a coloração do mármore pode variar, mas é mais uniforme do que a do granito. A coloração da rocha pode ser predominantemente branca ou preta, creme com veios escuros, acinzentada ou esverdeada.

O mármore é menos resistente e mais poroso do que o granito. Em razão dessa porosidade ele pode absorver mais gordura do que o granito e por esse motivo não é indicado para cozinhas. Essa característica faz também o mármore estar mais sujeito a manchas.

Por sofrer mais com a ação do clima e da poluição, o mármore é mais indicado para ambientes internos e locais com tráfego menor de pessoas, já que se desgasta com mais facilidade do que o granito. Por ser mais leve que o granito, é indicado para revestimento de paredes.

Resultado de imagem para marmore DECORAÇÃO

O mármore também pode sofrer desgaste se for exposto a produtos ácidos. Por isso, não é recomendado o uso de produtos de limpeza muito fortes sobre a sua superfície, para evitar manchas e perda de brilho.

Ao adquirir mármore ou granito com a segurança do melhor material, você precisa escolher uma loja de credibilidade no momento da compra.
Acesse nosso site, conheça nossos produtos e acerte na sua escolha.

Share this Post

Leave a Comment