admin/ Julho 27, 2020/ Pisos e Decorações

Bege e rosa dão ar provençal e delicado ao quarto de casal | CASA CLAUDIAUma das questões mais importantes a se considerar ao se decorar um ambiente é a iluminação. Os diferentes tipos de pontos de luz, aliados com a cor e a mobília, são muito importantes para dar o tom certo a um lugar. Para decorar um lugar com sucesso é importante conhecer quais são os tipos de luz e para qual ambiente eles são mais adequados.

Nesse texto, vamos falar um pouco sobre os pontos de luz. Também daremos algumas dicas de como garantir que a luz esteja ajudando, e não atrapalhando na decoração do ambiente.

Quais os tipos de ponto de luz?

Há muito tempo, a simples lâmpada fluorescente não é mais a única opção quando se trata de iluminar um espaço. Existem vários modelos de luz, e qualquer um deles pode ficar bonito. Porém, cada um dará um tom diferente ao ambiente. Confira quais são eles:

• Iluminação difusa

Residência Paraíso do Mar de Pinheiro Martinez Arquitetura | homify
É quando a luz não vem de um único foco. Essa técnica, que utiliza lâmpadas não aparentes, diminui a intensidade das sombras. O ambiente fica menos ofuscante, portanto a sensação é de aconchego e elegância.

• Wall washing

led cut cylinder plaster wall light  producr number 5298from lighting styles @ 90
Como o próprio nome indica, é uma iluminação voltada para as paredes. Esse tipo de efeito é atingido com spots de luz no teto ou no chão que são voltados para a parede. Com isso, as texturas da parede e o projeto arquitetônico são valorizados. É ideal para ambientes mais amplos.

• Iluminação dirigida

Nessa residência com fachada sóbria e moderna, o uso do porcelanato, com efeito concreto, se destaca pela iluminação dirigida e se…
Geralmente é a iluminação que busca destacar um objeto em particular. Muito comum em jardins e eventos especiais. O efeito é atingido com pequenos spots de luz voltados para uma única direção. Isso permite destacar quadros, plantas, móveis e mais outros.

Há, também, a iluminação downlight (que vem de focos no chão) e a iluminação uplight, atingida pela instalação de lâmpadas dentro da própria parede de dry wall.

Como utilizar a luz nos principais ambientes?

Conhecendo os principais tipos de luz, é importante saber qual é a combinação ideal para cada ambiente. É preciso ter muito cuidado para transmitir a ideia certa. A seguir, damos algumas sugestões de luzes adequadas à cada ambiente da casa.

• Sala de estar

Sala também acompanha iluminação embutida nas próprias prateleiras.

Para a sala de estar, você quer criar um ambiente aconchegante. Portanto, abuse de luzes mais amareladas e em tons quentes. A melhor opção é a luz difusa ou indireta, especialmente no sofá. Caso você queira destacar um quadro ou enfeite, opte por uma luz direcionada apenas nesse ponto.

• Sala de jantar

Luminária pendente: 80 ideias para complementar a decoração | Pendente sala  de jantar, Pendentes para sala e Decoração da sala

A sala de jantar deve dar destaque à mesa. Por isso, vale a pena investir em um belo lustre posicionado sobre ela. Ele dará um ar de elegância ao ambiente, desde que tenha o tamanho e a iluminação adequados às dimensões da sala.

• Cozinha

Decoração de cozinha com iluminação embutida nos nichos, e no teto

A cozinha precisa passar sensação de limpeza e ser bem iluminada. Portanto, pode abusar de luzes brancas e lâmpadas de LED. Além disso, você pode também utilizar fitas de LED nos móveis para que ganhem destaque. Cuide especialmente da iluminação de cozinhas escura.

• Quartos

plafon - Pesquisa Google | Sanca invertida, Decoração de casa, Sanca de  gesso

Para o quarto, opte por luzes em tons mais quentes. Evite luzes direcionadas próximas da cama. Se quiser uma luz de leitura, opte por abajures que combinem com os móveis da casa.

Está pronto para utilizar a iluminação para deixar sua decoração ainda mais incrível? Então acesse nosso site e conheça nossas opções!

Share this Post