admin/ Junho 4, 2020/ Pisos e Decorações

A decoração de uma casa pode ser completamente modificada dependendo do lustre a ser usado. Esse é um dos fatores que merece bastante atenção na hora de decorar. O lustre correto define todo o clima do local.

Ao invés de colocar abajur na mesa de cabeceira, que tal luminárias pendentes? Fica diferente, estiloso e dependendo do modelo, podemos construir o estilo industrial que tanto amamos! #quarto #decoração #luminária

Sendo assim, dada a devida importância, é preciso ficar atento na hora de escolher o lustre certo para o seu ambiente. Eles dão um charme muito especial para qualquer lugar onde for instalado.

Vamos dar algumas dicas, a seguir, para que você acerte na escolha do lustre.

Lustre pendente ou plafon

80 ideias incríveis de revestimento de parede para renovar seu espaço

Você sabe qual a diferença entre um lustre pendente ou plafon? É comum que as pessoas não saibam distinguir as diferenças. Estes suportes de lâmpadas possuem características muito próprias, que irão influir e muito no resultado da iluminação de um local.

Em geral, o lustre possui várias lâmpadas. Elas ficam posicionadas em ramificações. Isto faz com que esta iluminação seja mais abrangente. Já o plafon é aplicado diretamente no teto, de uma forma que as lâmpadas não fiquem aparentes.

Após cinco meses de obras, as arquitetas entregaram o apê com uma nova cara. A reforma alterou a distribuição dos ambientes e integrou as áreas sociais, o que resultou um apartamento organizado e bastante prático.

Tanto o lustre como o plafon podem ser feitos de metal, cristais ou de materiais mais simples. Os mais elaborados, em geral, são usados em decorações clássicas de salas de estar ou de jantar, por exemplo.

O pendente também pode ser utilizado para dar destaque a um determinado objeto ou ponto de decoração. Ele é o preferido para isso devido ao seu ar mais contemporâneo. Pode ser posicionado sobre mesinhas, cantos de paredes, mesas de jantar e criados mudos.

O plafon deve ser usado para produzir efeitos de luz, direta ou indireta. É muito comum utilizá-lo ocupando o centro de ambientes, pois, como dito anteriormente, é instalado próximo ao teto.

Enfeite de mesa: 80 ideias para dar o toque que faltava na sua casa

Um plafon de vidro pode irradiar luz em direção ao teto, na iluminação indireta. O teto vai refleti-la para o ambiente, criando menos sombra. Este tipo de decoração é mais agradável para o olhar, por isso, ele é indicado para quartos e salas. No caso da iluminação direta, é ideal para salas de jantar, por exemplo, pois o vidro não impede que a luz consiga alcançar o ambiente.

Cuidados ao escolher e instalar

É preciso observar alguns pontos antes de comprar e instalar seu lustre para evitar qualquer tipo de problema.

A arquiteta Roberta Banqueri optou pelo pendente Heracleum, da Moooi. Por ter lâmpadas de LED, a peça ilumina o ambiente sem emissão de calor. “Se fossem dicroicas, a sensação térmica seria muito maior”, afirma Roberta (Foto: Rômulo Fialdini/Divulgação)

No caso de lustres, é preciso verificar qual sua dimensão para que não fique desproporcional ao resto da decoração. É importante também observar o número de lâmpadas a serem usadas, para evitar um aquecimento em excesso no local onde será instalado o lustre.

Outro ponto importantíssimo é o peso do lustre. É preciso ter certeza de que o local onde ele será instalado aguenta todo o seu peso, contando com as lâmpadas.

Se possível, evite lustres e pendentes com soquete e peças de plástico. Eles podem esquentar excessivamente e derreter, causando um curto-circuito.

Evite usar pendentes e lustres na cozinha, pois é um ambiente onde há muita gordura e vapor. Isto pode entranhar neles, dificultando a limpeza.

Gostou deste artigo? Agora que você sabe qual o lustre perfeito para os seus ambientes, visite o nosso site para conhecer nossos produtos. Lá você encontra o melhor material para a sua obra ou construção.

Share this Post