admin/ Junho 4, 2020/ Decoração/ 0 comments

A decoração dos interiores de uma casa ou escritório pode se basear em um ou até mesmo diversos estilos ao mesmo tempo. O local inteiro pode ser de um mesmo estilo, como o clássico, por exemplo; ou cada cômodo ter um estilo próprio. Você pode, ainda, mesclar objetos num mesmo ambiente, cada um com um estilo diferente.

Ou seja: combinação de possibilidades é o que não falta neste universo. E podemos dizer que se há uma tendência que não sai de moda, que está atualmente mais em voga do que nunca, e que conquistou o coração de muitas gerações é a Vintage.

Entenda o que é o estilo Vintage e como aplicar em todos os ambientes do lar

Guest Room by HouseObsession, via Flickr

O Vintage tem uma facilidade: é simples utilizá-lo em qualquer época e em qualquer lugar. É um estilo que nos remete ao antigo. No ramo da moda, por exemplo, chamamos de Vintage as peças com mais de 20 anos de criação e que definem o estilo da época em que foram criadas; uma calça boca de sino, por exemplo, peça clássica característica dos anos 70.

Através do boom que tiveram os brechós, o Vintage entrou de novo na vida dos brasileiros para ficar. Tanto em lojas físicas quanto online, negócios de empreendedores e entusiastas do universo da moda foram abertos. No continente europeu, os chamados mercados das pulgas são destino certeiro para turistas se perderem num imaginário coletivo antigo e se deliciarem. No Brasil, as feiras de antiguidades também ganham cada vez mais espaço.

Mas e na decoração? Como encontrar o Vintage?

casinha de brincar - Provence

Lembra daquela penteadeira de mármore ou trabalhada em desenhos talhados em madeira, que foi da sua avó, passou para a sua mãe, e agora adorna a sala de estar do seu apartamento? Então, esta é uma perfeita ilustração para exemplificar o que é o Vintage na decoração.

“Vintage significa clássico, antigo. Na verdade, tudo aquilo que imita o passado ou um estilo anterior pode ser considerado vintage. É bacana por ser uma reinterpretação de algo que passou e foi incrível, sempre continua na moda”, explica a arquiteta Karina Korn.

Vintage X Retrô

Morando na Pindaíba: Cozinha - A casa que a minha vó queria

É muito comum fazer confusão entre estes dois termos, por serem muito ligados um ao outro, e por vezes, estarem juntos num mesmo ambiente. Mas vale ressaltar que a principal diferença está na data de criação dos objetos de um e outro estilo. O Retrô precisa ser uma peça nova, feita a partir de referências do passado; já o Vintage é, de fato, a peça antiga, usada até hoje.

Banheiro Vintage

13 objetos vintage para aproveitar na decoração (Foto: Divulgação)

Para fazer uma decoração Vintage, na maioria das vezes, você precisa contar apenas com os objetos decorativos do ambiente. No entanto, quando se trata de banheiros, o mais indicado para o lugar ganhar realmente um cara Vintage, é fazer uma reforma. Ou ao menos, realizar a troca dos acabamentos.

Peças de chuveiros e torneiras cor de cobre, de design arredondado, já propiciam um visual Vintage para o seu banheiro. E ainda, caso você possa investir numa banheira, opte por aquelas com pés de garra, específicas dos banheiros mais antigos.

Ficou interessado em buscar alternativas para seu banheiro e sua casa? Então não perca tempo e acesse o site da nossa loja Comab e fique por dentro das tendências.

Share this Post

Leave a Comment