admin/ Abril 29, 2020/ Dicas para Construção

Embora não seja o primeiro item que as pessoas costumam escolher ao construir ou reformar uma casa, a escolha da fechadura é importante porque não é estritamente estética.

Neste artigo, você descobrirá diferentes tipos de fechadura e suas indicações.

Por que é importante escolher bem a fechadura?

A fechadura é um dos itens cuja escolha não deve se basear apenas no quão bonita é. A melhor fechadura é aquela que não só combina com o ambiente, mas também promove a segurança.

Fechadura 803/21 Roseta Redonda Gorje Externa Oxidado - lojastam

Através de uma boa escolha de fechadura, reforça-se a segurança, impedindo, assim, que haja problemas como danos na estrutura do item e que se crie uma segurança pobre, que coloque em risco tanto as vidas quanto os bens do recinto.

Quais os tipos de fechadura?

Existem diversos tipos de fechadura. Há as fechaduras de entrada, que se caracterizam por ter duas maçanetas e poder ser trancadas do lado de dentro ou de fora. Os modelos mais seguros contam com uma trava que é acionada quando se tranca a porta.

Também existe a fechadura de travamento, que funciona mais com outro nível de segurança à fechadura de entrada. As recomendações são para as portas de vidro, travamento duplo, em cima e embaixo; para as de metal ou madeira maciça, e travamento simples.

Enquanto as duas opções acima oferecem, respectivamente, segurança média e alta, os trincos configuram um baixo nível de segurança, sendo recomendados apenas para ambientes internos.

Há as fechaduras de encaixe, que são seguras para portas internas e externas. É um mecanismo que funciona da seguinte forma: ao fechar a porta por dentro, a trava é acionada quando a caixa termina por encaixar no recesso na porta. É um modelo de segurança que ainda dá suporte às maçanetas.

Por último, há as fechaduras eletrônicas, que travam e liberam o acesso a partir de senha, biometria ou controle remoto. A segurança do sistema vai depender do tipo de trava, indo de médio a alto e, é claro, pode haver problemas na utilização se, ao tentar travar ou liberar, fazer isso incorretamente.

Qual fechadura devo escolher?

Para escolher a fechadura ideal para o seu caso, é importante se basear no tráfego, na segurança e na corrosão.

Quando se fala em tráfego para a escolha da fechadura, refere-se ao volume de pessoas que passarão pela porta, entrando ou saindo, durante o dia. Na embalagem da fechadura, é possível encontrar a informação se o objeto é indicado para tráfego leve, moderado ou alto.

A segurança também terá seu indicativo na embalagem, podendo ser leve, baixo, médio, alto ou máximo. As fechaduras de dentro de uma residência não precisam ter segurança bastante potente, mas para as áreas externas é importante adquirir uma fechadura de grau alto ou máximo.

Para as portas internas, é recomendado usar uma média de cinco combinações de segredo, mas é possível fazer uso de combinações com mais pinos, para dentro e fora do ambiente.

Por último, é ideal considerar a corrosão, que está intimamente ligada ao tempo que a fechadura vai durar. Por isso, fechaduras externas, que estão mais sujeitas à exposição climática, são mais eficientes quando fabricadas em um material mais resistente.

A Comab trabalha com materiais de construção e está disponível para ajudá-lo. Se está interessado em conhecer os produtos com os quais trabalhamos, acesse o site e faça sua busca.

Share this Post